sexta-feira, 27 de maio de 2011

Luto

Hoje é um dia triste aqui em minha cidade por termos perdido uma pessoa querida por todos e feliz por ter á conhecido, além de todas as recordações felizes que ela deixou, era uma pessoa amiga de minha mãe, que sempre a apoiou mesmo nos momentos difíceis, pessoa sempre sábia, que sempre estava sorrindo, e é assim que quero lembrar ela, mas hoje estou de luto, mesmo não sendo parente, mas era uma amiga.

Para quem não sabe o verdadeiro significado do luto que nada mais é do que uma perda significativa, a característica inicial do processo de luto acontece pelas relembranças da perda aliada ao sentimento de tristeza e choro. Este é um processo que evolui, onde as lembranças são intercaladas com cenas agradáveis e desagradáveis, sem, necessariamente, ser acompanhadas de tristeza e choro, geralmente são acompanhadas de raiva, hostilidade, solidão, estado de choque, agitação, ansiedade e fadigaMuitas vezes por sensações físicas como vazio no estômago e aperto no peito pode ocorrer.

O luto é geralmente associado cor preta, pois mostrar seus sentimentos de perda e respeito pela a pessoa. 


O conforto vem por associar a morte com um descanso, tranqüilidade, paz, retorno para a natureza e parte natural do ciclo da vida, mas nem sempre conseguimos, eu mesmo não sei como lidar com a morte, não é nada fácil, não é sempre que me sinto assim em relação à morte de uma pessoa querida, poucas vezes fiquei tão triste, mas eu pergunto como lidar com a perda de algum que você convive? Pois não é nada fácil, se mistura o sentimento de culpa e de não poder fazer nada.

Todo mundo já ficou ou ficará de luto, como vocês lidaram ou lidarão com o luto?

“Não temo morrer, temo viver para ver as pessoas que gosto morrerem” Thiago Raul 

 Como Cristão sei que ela está em um lugar melhor que nós ao lado de Deus.

Nenhum comentário: