sexta-feira, 13 de maio de 2011

[ESPECIAL] Sexta Feira 13



De acordo com a crença popular, a sexta feira 13 é um dia de azar, pois se acredita que foi nesse dia que Jesus Cristo foi crucificado provavelmente na sexta feira 13, uma vez que a páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico, além da Santa Ceia sentarem-se a mesa 13 pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio, mas essa superstição de ser um dia de azar, vem muito antes de Cristo, muitas outras culturas contam historias sobre a sexta feira 13.

Outra dela é da cultura nórdica, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. tem gente que ainda acha que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro:

  • Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.
  • A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira quando é celebrada a páscoa.
  • Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.
  • Nota-se também que no Tarô, a carta de numero 13 é representada a morte.

Para Outros a sexta 13 simboliza a poderosa transformação de terminar algumas coisa e poder iniciar novos caminhos, que deve-se tudo o que se deseja para que venha a transformação.

Superstição ou não? Azar ou Sorte? Essa é uma duvida que muitos tem e outros tem um medo incomum do numero 13, na verdade é uma fobia de nome Triscaidecafobia já o medo especifico da sexta feira 13 é Parascavedecatriafobia ou Frigatriscaidecafobia.


Eu especialmente queria muito acreditar na sexta feira 13, mas na verdade não sou muito supersticioso, mas gosto muito do numero 13, além de ser um prado cheio para vários cineastas e também é titulo de uma das minhas trilogias favoritas, Sexta Feira 13 (Titulo Original - Friday the 13th) todos os filmes da trilogia excerto o primeiro e o quinto, são estrelados por Jason Voorhees como assassino em série, o personagem acabou por se tornar um ícone dos filmes de terror, meu gênero preferido.

E ai o que acham da sexta feira 13? Vocês têm medo? Já aconteceu alguma coisa de estranho com vocês? Deixe seus comentários.

Obrigado

Thiago Raul

2 comentários:

Rubi disse...

Nossa!
Super interessante este post. O visual do teu blog é ótimo ;)

Unknown disse...

Vlw Rubi rsrsrs que bom que gostou rsrsrs