sexta-feira, 13 de maio de 2011

[TECNOLOGIA] Controlar Computador por Voz

Bem hoje vou falar Responding Heads que encontrei alguns anos atrás é um aplicativo interativo que permite ao usuário inicializar programas, executar comandos e realizar ações através de comando de voz falado diretamente no microfone do computador.


Graças à tecnologia MS Speech de reconhecimento de voz, pode-se abrir documentos e aplicativos, realizar comandos e acessar praticamente qualquer área do seu PC de maneira prática. É como se fosse um mordomo virtual — você dá a ordem e o Responding Heads age.

Como intermediador da conversa entre usuário e computador, existe um personagem — apenas a cabeça dele, cuja aparência pode ser alterada (no site do desenvolvedor estão disponíveis diversas opções).

Para começar a interação, certifique-se de que o avatar está ouvindo, marcando a opção "Auto Listen". Os comandos são apenas reconhecidos de acordo com o idioma inglês, por isso é preciso ter uma noção de pronúncia.

Como adicionar comandos

Para adicionar novos comandos, você deve clicar com o botão direito no rosto e abrir a caixa "Edit Brain". Lá você administra as opções já existentes e adiciona outras; é só digitar um texto para ser falado e escolher a resposta, que pode ser de 5 tipos:

· Script: este comando faz com que o programa digite e execute scripts do Visual Basic a partir das suas ordens. Consulte mais informações no Manual embutido no programa.
· Open: permite abrir qualquer aplicativo, pasta, documento, música, vídeo, imagem, etc. com apenas uma ou mais palavras. Realmente útil, pode poupar tempo precioso.
· Speak: aqui, o personagem responde o que você fala de acordo com sua escolha. Pode ser divertido para enganar os outros, visto que é possível criar um diálogo inteiro com a máquina.
· Type: qualquer combinação de teclas ou palavra/frase pode ser gerada com o comando de voz. Excelente na hora de acessar atalhos ou realizar operações repetitivas.
· Read: o personagem lê o texto selecionado ou então informa o horário e data. Cuidado, pois ele não lê certas grafias (acento) e pode travar seu micro caso você escolha textos em português.


Configurando o áudio

Antes mesmo de ser instalado, o Responding Heads conta com um guia (em inglês) para configuração dos parâmetros de áudio. Serve basicamente para garantir que os dispositivos estão conectados corretamente.

Primeiramente é preciso habilitar o microfone. Para tal, siga no controlador de volume (normalmente ao lado do relógio) e acesse "Opções/Propriedades". Indique "Gravação" e grafe a caixa do microfone.

Ajuste o volume da maneira que melhor lhe convir; não se esqueça de selecionar o tipo certo de microfone que está usando quando for pedido, pois isso altera sensivelmente no resultado final.

Fonte: Baixaki
Espero que gostei
Thiago Raul

Nenhum comentário: